O que é uma cooperativa?
Uma cooperativa é uma associação de pessoas para um objetivo comum. Ela é organizada de forma democrática, na qual todos possuem participação nas decisões e nos resultados da instituição.
Basicamente, o propósito de uma cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de pessoas, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.
Muito além de ser apenas uma empresa, uma cooperativa também se preocupa com o desenvolvimento da comunidade e sua forma de atuação é baseada em 7 princípios:
Os princípios do cooperativismo
1- Adesão voluntária e livre: o acesso é livre para quem quiser cooperar. É um modelo para todos.
2- Gestão democrática: todos têm os mesmos poderes e atuam nas decisões
3- Participação econômica dos membros: todos são donos. Da mesma forma que contribuem economicamente, recebem parte dos lucros.
4- Autonomia e independência: todos têm autonomia de decisão. É um ambiente democrático, honesto e transparente.
5- Educação, formação e informação: todos ensinam e aprendem.
6- Intercooperação: todos se ajudam. As cooperativas trabalham junto com as estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
7- Interesse pela comunidade: todos ganham. As cooperativas trabalham para o desenvolvimento de suas populações.
O que é uma cooperativa de crédito?
O principal objetivo de uma cooperativa de crédito é proporcionar assistência financeira a seus cooperados, como conta corrente, crédito, aplicações financeiras e etc. A diferença do sistema de crédito cooperativo e de um banco tradicional é que nas cooperativas o cliente também é dono do negócio. Assim, todos os associados têm poder igual de voto, independente da cota de participação no capital social. Por isso, diz-se que as cooperativas de crédito são as instituições financeiras da comunidade.
Como funciona o sistema de cooperativa de crédito?
As cooperativas de crédito se caracterizam pela adesão livre e voluntária dos cooperados. Elas não possuem o lucro como objetivo e, por isso, o dinheiro investido na cooperativa tende a permanecer na comunidade ,contribuindo também para a educação e o desenvolvimento da população.
As cooperativas de crédito são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil e por isso oferecem segurança a seus associados.