Uniprime Pioneira é certificada pela agência de avaliação de risco Moody’s

A classificação leva em consideração o grau de risco de diversos investimentos nas instituições financeiras

A Moody’s Local Brasil, uma das principais agências de avaliação de risco de crédito do mundo, avaliou pela primeira vez a Uniprime Pioneira e afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo da cooperativa em A.br. Já no Rating de Curto Prazo teve a nota ML A-1.br. Com isso, classificou a cooperativa na perspectiva estável, o que demonstra solidez e comprometimento da Uniprime Pioneira com o cooperado e c om a sociedade.

A estreia no ranking com excelente classificação é motivo de orgulho para quem acompanhou de perto todo o processo. “Essa foi a primeira análise e já tivemos uma nota muito boa em algumas de nossas carteiras, com uma classificação excelente. Isso se reflete na solidez da cooperativa, de não ter altos e baixos, mas sim em se manter estável no mercado, projetando a expansão”, comemorou o gerente administrativo, Igor Augusto Longo.

As agências de Rating têm a missão de entender, avaliar e classificar os produtos financeiros, de acordo com o grau de risco das instituições. Por isso, cada uma delas possui índices e critérios próprios para fazer a avaliação. No caso da Moody’s, Igor explica que são respeitados níveis, do menor para o maior risco, sendo que àquelas classificadas com a letra A são de baixo risco; de letra B possuem risco de moderado a alto. Já as classificadas com a letra C a agência considera que são investimentos de caráter especulativo, impedindo investimentos nesses fundos. Ou seja, quanto maior a classificação e o grau de investimento melhor.

A análise é ampla, detalhada e leva em consideração o histórico de financiamento, nível de endividamento, saúde financeira das contas e outros parâmetros. Com isso, a Moody’s descobre o grau de risco que está associado àquela instituição financeira, isto é, a probabilidade da instituição honrar com seus compromissos e títulos emitidos. “Toda instituição que passa por essa análise e tem uma classificação boa avança para uma outra instância. Conseguimos entrar para um grupo seleto de instituições a nível de Brasil, que possuem uma classificação de Rating de risco de crédito e uma classificação feita pela Moody’s”, destacou Igor.

A revisão no Rating é realizada anualmente para analisar o grau de risco de diversos investimentos e essas informações são fundamentais para a tomada de decisões na hora de investir. “Como é uma certificação a nível nacional muitos cooperados usam como base para saber a saúde financeira, a solidez da instituição e para ter mais segurança em trabalhar com a cooperativa”, frisou o gerente.

A certificação se deve a uma série de melhorias, investimentos e avanços da Uniprime Pioneira, principalmente nos últimos anos, quando chegou ao marco de 10 mil cooperados realizando os sonhos por meio de produtos e serviços; meio bilhão de ativos e expansão para outros estados do Brasil, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que aconteceram nos dois últimos anos.

Outros artigos