Uniprime Pioneira atinge elevado índice em pesquisa de satisfação

Cooperados avaliaram positivamente a cooperativa, principalmente, nos aspectos atendimento e oferta de produtos e serviços

Medir a satisfação e ouvir os clientes é fundamental em qualquer organização que busca aprimorar seus produtos e serviços, identificar áreas de melhoria, fortalecer relacionamentos e fomentar uma cultura de excelência.

A Uniprime Pioneira não se destaca apenas nos números, mas também, na maneira franca, coerente e transparente de relacionamento com seus cooperados. Prova desses fortes vínculos de confiança está no elevado índice de avaliação na metodologia NPS (Net Promoter Score) que, em 2023, atingiu a marca de 91, o mais alto da série em sete anos de pesquisa e raramente encontrado no mercado em empresas de qualquer ramo ou atividade, refletindo o acerto da cooperativa na busca pela excelência.

Tal métrica é referência internacional em satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma empresa ou serviço e possui uma escala que varia de 0 a 100, refletindo a disposição dos clientes em recomendar a empresa a amigos e conhecidos. A pontuação conquistada, ressalta a dedicação e o comprometimento da Uniprime Pioneira em proporcionar uma experiência de excelência aos seus cooperados.

Segundo o diretor superintendente, Dr. Valdomiro Vendramini, a metodologia NPS foi escolhida pela cooperativa por demonstrar confiança e credibilidade nos resultados. “A cooperativa está crescendo e precisávamos de alguma forma mensurar o nível de satisfação dos nossos cooperados. Ficamos felizes com o resultado conquistado, pois mostra que todos estão remando na mesma direção”, justificou.

Pesquisa de Satisfação

O NPS é calculado com base em uma única pergunta enviada pelas plataformas de relacionamento com o cooperado: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa cooperativa a um amigo ou conhecido?”
 As respostas são classificadas em três categorias: promotores (notas 9 e 10), neutros (notas 7 e 8) e detratores (notas 0 a 6). Quanto maior o NPS, maior a satisfação dos cooperados.

Em 2023, a pesquisa foi realizada de 1º de novembro a 15 de dezembro de 2023 em 15 das 17 agências da cooperativa - com exceção de Dourados e Campo Grande, ambas inauguradas no fim do ano. “Nosso NPS é realizado anualmente, sempre nos últimos meses, a fim de diagnosticar como foi o ano para o cooperado no que diz respeito aos produtos e serviços ofertados e a satisfação com a cooperativa”, frisou a gestora de Projetos e Eventos da Uniprime Pioneira, Patrícia Donato.

Patrícia ainda destacou que a pesquisa de satisfação é ampliada na Uniprime Pioneira. “Temos um diferencial em nosso diagnóstico, porque não aplicamos apenas uma pergunta, mas sim três questionamentos que são mensurados com o mesmo cálculo do NPS para termos um diagnóstico completo da satisfação dos cooperados com nossa cooperativa. São duas perguntas, sendo uma relacionada ao nosso atendimento e outra aos nossos produtos e serviços”, complementou.

Além disso, em 2023, a adesão a pesquisa foi maior se comparada ao ano de 2022, justificando o aumento do nível de satisfação dos cooperados e indicando uma admirável aprovação em relação aos serviços e atendimento prestados pela cooperativa.

Metodologia

Promotores: Os promotores são os clientes que marcaram entre 9 e 10 na pesquisa NPS. Além de serem os clientes que elevam a pontuação NPS, os clientes promotores são verdadeiros defensores da marca ou empresa.

Neutros: Os clientes neutros, por sua vez, são aqueles que marcaram as notas 7 e 8 durante a pesquisa NPS. Ao contrário dos clientes detratores, eles não estão propensos a fazer reclamações sobre a marca.

Detratores: Os clientes detratores são aqueles que deram notas de 0 a 6 na pesquisa NPS. São clientes insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, seja por causa do serviço ou produto da empresa ou pela experiência.

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