Planejamento e gestão financeira: sua empresa está preparada?

Você sabia que 60% das empresas fecham nos 5 primeiros anos por não terem planejamento e gestão financeira? Por isso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a sair dessa estatística e assumir o controle do seu negócio!

O que é gestão financeira?

De modo bem simples, a gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados  ao planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do seu negócio, seja ele pequeno ou grande.


Quando o assunto é gestão, muita gente já fica com medo só de pensar em números... mas a grande verdade é que se você faz um bom controle dos dados financeiros de sua empresa, esse processo fica muito mais simples!

 

Mas afinal, porque isso é importe?

Primeiro, porque a área financeira de uma empresa é responsável por fornecer recursos para que toda a operação possa existir de forma eficiente. Segundo, porque ela é extremamente importante para que o gestor consiga saber, em tempo real, as condições financeiras do negócio, tanto em relação aos créditos quanto em relação aos débitos.


Além disso, por meio da gestão financeira é possível identificar se a operação está gerando lucro ou prejuízo. Além de possibilitar entender quanto pode ser investido em novas áreas e, portanto, ela deve ser constantemente monitorada.


Qualquer negócio que queira crescer, precisa se preocupar com o uso de seus recursos financeiros, pois sem uma boa gestão, as chances do endividamento acontecer e do negócio quebrar são altas!

 

Dicas para uma gestão financeira eficiente

Para evitar problemas na gestão do seu negócio, separamos algumas dicas que são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa, anote aí:


1) Seja organizado financeiramente: quanto você já gastou esse mês? Se você não sabe, existe um problema sério aí.


2) Controle seu fluxo de caixa: não se assuste com a quantidade de números. Foque em registrar tudo o que entra e sai de forma organizada e correta. Uma empresa sem lucro pode até sobreviver, mas sem caixa, não! Cuide disso!


3) Defina um pró-labore fixo: apesar de você ser dono do seu negócio, é essencial estabelecer um valor mensal de retirada e manter o restante como reserva para a empresa ou reinvestir no negócio.


4) Separe pessoa física e jurídica: isso pode parecer óbvio, mas principalmente em PMEs, acaba sendo um problema comum.. É um cafezinho aqui, uma compra ali e, quando chega o fim do mês, você não sabe para onde foi o dinheiro da empresa.


5) Use ferramentas tecnológicas para te auxiliar financeiramente: existem muitos softwares de gestão financeira que ajudam a ganhar tempo e otimizar recursos! Alguns exemplos: Conta Azul, Gestão Click, Quickbooks e Nibo.


6) Tenha um planejamento financeiro: o objetivo é distribuir quais serão os investimentos que a empresa pretende fazer durante um determinado período. Por exemplo, na criação do plano, é possível sinalizar qual será o gasto destinado a cada área, como ao marketing (com publicidade, eventos, etc.) ou mesmo ao processo de vendas (incluindo gastos com viagens, telefonia e softwares). Também é essencial, estabelecer metas alcançáveis de acordo com a realidade do negócio.


7) Não tente fazer tudo sozinho: contrate um contador para te ajudar nesse processo!


Esses são os elementos essenciais para que você tenha controle sobre sua gestão financeira e evite problemas para sua empresa. 

 

Problemas de falta de gestão financeira

Se por um lado uma gestão financeira eficiente é capaz de alavancar qualquer negócio, por outro, a falta dela é desastrosa e gera problemas. E, por falar em problemas, também separamos as principais consequências para seu negócio, caso a gestão financeira seja negligenciada:

- Perda de controle sobre o capital de giro;
- Falta de informações reais sobre a empresa;
- Não sabe onde o dinheiro foi parar e tem a sensação de que só trabalha e não tem retornos;
- O fluxo de caixa fica comprometido;
- Endividamento, ou ainda, falência.
 

Se a sua empresa está com algum desses problemas e você não sabe como resolver, procure ajuda de um profissional.


A importância de pensar no futuro do seu negócio
Além de todas as dicas dadas até aqui, o crescimento da empresa depende, também, das projeções feitas e quais os próximos passos a seguir. Inclusive, a cada novo direcionamento, deve-se propor novos planos estratégicos e táticos. A estagnação surge quando não se sabe para onde ir.


Muitas empresas não fazem reservas de lucros para o futuro, tampouco possuem um planejamento para isso, mas assim como na vida pessoal, reservar dinheiro para momentos difíceis e sazonais é extremamente importante.


Por isso, reserve uma porcentagem do seu lucro mensal e invista em investimentos rentáveis para sua reserva de caixa futuro. Não deixe o futuro te surpreender. Esteja preparado!


A Uniprime pode ajudar no crescimento da sua empresa!

Outros artigos