Entrega do Jeep Renegade da Campanha de Relacionamento Coop+ 2021
Em breve teremos novidades sobre a Campanha para 2022!
Você no controle das suas informações financeiras.
Autonomia. Essa é a palavra-chave quando falamos de Open Banking. Sabe toda a burocracia que enfrentamos hoje para mudar de banco? Isso tudo não só acabará com o Sistema Financeiro Aberto, mas também passará a ser mais simples, com direito a recomendações de ofertas personalizadas de acordo com o seu histórico de cliente em outras instituições. Já imaginou poder ter melhores negociações para um consórcio ou um financiamento apenas com base no seu histórico de transações? Ou ainda, poder ter uma carteira de investimentos 100% personalizada de acordo com o seu perfil e sem ter que responder a nenhum questionário para isso? Com o Open Banking, não será mais necessário começar um relacionamento do zero com a instituição financeira e ficará mais fácil negociar.
Em uma tradução literal, Open Banking significa “Banco Aberto” ou “Sistema Financeiro Aberto” e, na prática, isso quer dizer que os bancos compartilharão as informações do consumidor, que terá mais liberdade para escolher as melhores soluções. A base do Open Banking é a adoção de uma tecnologia padronizada para facilitar a portabilidade dos dados e aumentar o leque de ofertas para o consumidor.
Para possibilitar o compartilhamento de dados, as instituições financeiras passarão a operar com a mesma API (application programming interface), que é um conjunto de padrões para o acesso de vários atores a um aplicativo. Em outras palavras, a API do Open Banking é um sistema compartilhado que possibilita com que os softwares das instituições conversem entre si (olha só a cooperação trazendo vantagens mais uma vez). Então, todo o banco terá autonomia para desenvolver o serviço que quiser, mas todos eles conversam com a mesma língua.
Um exemplo de API, para ficar mais fácil de entender, é o Google Maps. Se uma pessoa quer saber onde fica um determinado restaurante, no site de tal estabelecimento, ela poderá acessar o Google Maps para encontrá-lo.
1) Autonomia e liberdade para os clientes: com o Sistema Financeiro Aberto, você e, somente você, poderá decidir sobre as suas próprias informações. Assim, será mais fácil receber diferentes ofertas e optar por diversos serviços.
2) Competitividade entre as instituições: como ficará mais fácil para as pessoas e empresas contratarem serviços e migrarem de uma instituição para outra, os bancos terão que proporcionar soluções mais inovadoras e personalizadas para seus clientes.
3) Comodidade: chega de burocracias! Ninguém precisará mais ficar refém de algumas poucas instituições. Viu um serviço mais atrativo em outro banco que não é o seu? Sinta-se à vontade para contratá-lo.
O Open Banking é uma tendência mundial e promete tornar o sistema financeiro mais acessível a todos!
Nenhuma! O compartilhamento será feito com o seu total consentimento e em um ambiente totalmente seguro. Inclusive, se você teve algum problema com alguma instituição financeira, por exemplo, pode optar por não realizar o compartilhamento de informações com ela. A autorização terá validade de 12 meses, mas o prazo pode ser alterado a qualquer momento.
Além disso, assim como já acontece em países como a Inglaterra (que é exemplo neste assunto), no Brasil, as instituições financeiras também terão que seguir uma série de leis e diretrizes para participar do Sistema Aberto, incluindo a proteção das informações dos consumidores. Ou seja, as informações não são públicas, mas podem ser levadas para onde o consumidor quiser.
Os dados também estarão protegidos pela LGPD e pela Lei do Sigilo Bancário, que proíbem o compartilhamento com instituições não participantes. O cliente também poderá cancelar o compartilhamento de dados quando quiser.
Estamos falando realmente da grande maioria das instituições financeiras, desde bancos, cooperativas de crédito a fintechs. As instituições que possuem participação maior que 1% do PIB serão obrigadas a participar. Para as outras, será opcional, mas a tendência é que a maioria seja favorável, já que as vantagens são imensas.
Ainda não está 100% estabelecido como será o processo, mas já podemos desenhar algumas etapas...Por exemplo: você é cliente do Banco Y, mas quer saber mais sobre as taxas de financiamento da Uniprime, então você nos pede para que o seu histórico seja compartilhado e nós pediremos ao tal Banco Y seus dados. Ele entrará em contato com você pedindo a sua autorização e, após o seu consentimento, suas informações poderão ser compartilhadas. O Banco Central espera que isso ocorra em segundos!
Os usuários poderão compartilhar dados cadastrais (nome, cpf, cnpj e telefone, por exemplo), dados transacionais (como informações sobre contas correntes, renda e faturamento) e dados sobre produtos usados pelo cliente como empréstimos e financiamentos.
Funcionará da mesma forma: com muita transparência e proporcionando mais facilidade, liberdade e ofertas personalizadas a elas.
Já começou! O Cronograma está programado para funcionar em 4 fases:
A primeira começou no dia 01 de fevereiro, mas ocorreu apenas entre as instituições. A partir de julho, as pessoas começarão a entender os benefícios do Open Banking.
Você já sabe que aqui, nossos gerentes são especialistas em proporcionar soluções personalizadas e adequadas a cada perfil. A diferença é que, agora, eles terão uma ajudinha a mais, com a tecnologia que proporcionará o histórico de transações financeiras das pessoas ou empresas, facilitando aos nossos gerentes proporcionar experiências ainda mais personalizadas de acordo com cada necessidade.
O sistema possibilitará a comparação de diversas ofertas pelas instituições, e temos certeza que poderemos levar nossas soluções a um número maior de pessoas, beneficiando a nossa comunidade e a sociedade de forma geral. Já faz tempo que entendemos o significado de cooperação e, agora, vamos cooperar também com outras instituições. Temos a absoluta certeza de que todos serão beneficiados.
Em breve teremos novidades sobre a Campanha para 2022!