O Pix é seguro? Como usar o PIX? É gratuito? Tire todas as suas dúvidas sobre essa revolução no sistema de pagamentos!

Não fique de fora! Pix é o assunto do momento e nós respondemos as principais dúvidas sobre essa nova forma de realizar transferências entre instituições financeiras para facilitar a sua vida e para que você possa usufruir do melhor da tecnologia sem preocupações!

O que é o PIX?

PIX é a nova solução de pagamentos instantâneos do Banco Central que irá revolucionar a forma como lidamos com o dinheiro. Com ele, é possível fazer transferências quase em tempo real, 24h por dia, inclusive em feriados, e sem pagar nada (será cobrado apenas R$0,01 a cada 10 transações).


Como funciona o PIX?

Primeiro, você deve adicionar suas chaves no App Uniprime Mobile Banking (Clique aqui para baixar no Android ou IOS). As chaves são os ‘apelidos’ usados para indicar a sua conta e elas podem ser seu CPF ou CNPJ, seu e-mail, número de celular ou uma chave aleatória (combinação de letras e números que permite transações financeiras sem identificação).

 
Então, o PIX pode ser feito de três formas diferentes:

  • Utilizando uma dessas chaves Pix do recebedor;
  • Lendo o QR Code do recebedor com a câmera do seu smartphone;
  • Inserindo os dados da conta transacional do recebedor manualmente (como é feito hoje com TEDs e DOCs, mas esse não deve ser o método preferível devido a maior complexidade).

Para receber um pagamento, o processo é o mesmo: ou você informa ao pagador suas chaves, ou gera um QR Code para que ele possa pa

 

Por que fazer um PIX?

O PIX trará mais agilidade nas transações, será disponível em diferentes horários e datas, terá baixo custo, segurança nas operações, abertura entre instituições distintas e versatilidade para tipos de pagamento.

 
O PIX é seguro?

O Banco Central garante a segurança do PIX. Assim como ocorre em outras transações, a legislação confere o sigilo bancário das operações. Esse sigilo só pode ser quebrado caso a justiça autorize. Cuidado apenas com links de estranhos, que pedem o cadastro de chaves fora do App do banco, por exemplo.

 
Por que o nome PIX?

A letra “P” significa “Pagamentos”, a letra “I” significa “Instantâneos” e a letra “X” remete ao conceito “Pixel”, considerando o rompimento dos limites do sistema financeiro através da tecnologia.

 
O PIX é de graça?

Sim! Você não terá nenhum custo para aderir ao PIX ou para cadastrar suas chaves.

 
Quem pode fazer um PIX?

Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do Pix.

 
Qual a diferença do PIX com TED e DOC?

Todas elas são operações de transferências de recursos. É importante ressaltar que o PIX configura-se como uma forma adicional de pagamento e o Banco Central não tem a intenção de extinguir os outros dois. O TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito) são transferências entre bancos diferentes, sendo que no TED a compensação é feita no mesmo dia e, no DOC, a compensação é feita no dia seguinte. Já no PIX, a transferência poderá ser feita de forma instantânea e em qualquer dia e horário, incluindo feriados e fins de semana.

 

Posso usar a mesma chave em bancos diferentes?

Não. Você pode realizar um PIX em mais de um banco, mas a chave de um, deve ser diferente da chave de outro. Lembrando que você pode ter até 4 chaves. Então, se você tiver conta em dois bancos, por exemplo, pode cadastrar o número do celular e o e-mail em um deles e a chave aleatória e o CPF ou CNPJ em outro.


Fiz uma transferência por engano. Receberei estorno?

Como o sistema é instantâneo, não existirá uma forma de cancelamento, que deverá ser combinado com o recebedor.

 
Quer saber mais sobre o assunto ou fazer o seu cadastro? É só clicar aqui. E se tiver mais alguma dúvida além dessas, envie-nos uma mensagem!

 

 

 

Outros artigos