Inteligência emocional: performance e satisfação andam juntas

Idealizado pelo setor de Gestão de Pessoas da Uniprime Pioneira, ciclo de treinamentos com a psicóloga Denize Polla contemplou 146 colaboradores entre março e abril

Como o autoconhecimento e a gestão das emoções potencializam a performance no trabalho? E o quanto isso influencia na qualidade de vida e na satisfação pessoal? Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da inteligência emocional entre as equipes, o setor de Gestão de Pessoas da Uniprime Pioneira idealizou um ciclo de palestras para 146 colaboradores da cooperativa. Entre 20 de março e 13 de abril, a psicóloga Denize Polla esteve com os times em Toledo (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Dourados (MS) e Campo Grande (MS), para aprofundar o tema.

 

Com mais de 20 anos de experiência, Denize Polla é pós-graduada em Gestão de Pessoas e Neuropsicologia. A profissional destaca a importância de abordar a inteligência emocional junto a equipes de alta performance, como é o caso da Uniprime Pioneira. “Lidamos com pessoas o tempo todo e desenvolver competências emocionais é a chave para ter mais qualidade de vida e melhor desempenho. Além disso, compreender as próprias emoções e a do outro contribui para um ambiente de trabalho com mais resiliência e empatia, o que impacta positivamente nos relacionamentos interpessoais”, pontua.

 

De acordo com a analista de gestão de pessoas da Uniprime Pioneira, Fabiane Cielo, neste ano houve um olhar especial para os treinamentos de competências comportamentais, para além dos que são obrigatórios. “Idealizamos esse programa, com encontros presenciais e online, para proporcionar abordagens de autoconhecimento, autoconsciência, posicionamento, relacionamento interpessoal, gerenciamento emocional e ainda passando por uma breve reciclagem da metodologia Disney, mas aplicada à vida pessoal”, detalha.

 

Ainda conforme Fabiane a Inteligência Emocional pode se tornar uma grande aliada no cotidiano e traz benefícios. “O mundo está cada vez mais acelerado, o que leva as pessoas a conviverem com situações conflituosas e até mesmo desgastantes. Quando um profissional tem conhecimento e controle sobre suas emoções, a solução surge com mais tranquilidade e serenidade”, destaca. 

 

 

Orientação para lideranças

Em sua abordagem em Porto Alegre, no dia 16 de março, Denize Polla reforçou a importância das lideranças das empresas buscarem mais conhecimento a respeito da inteligência emocional. “Lidar com situações desafiadoras, estresse e conflitos faz parte do papel de liderança. Os líderes podem aprimorar seu comportamento e comunicação, influenciando positivamente as equipes e clientes. Ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal contribui para um resultado comportamental mais eficaz no ambiente de trabalho”, recomendou.

 

O gerente da agência da capital gaúcha, Leandro Goulart, salientou que o treinamento foi essencial para unir a equipe e proporcionar um ambiente ainda mais colaborativo. “Foi uma experiência excelente para nós, participantes, pois reforça a nossa capacidade de compreender as próprias emoções e respeitar o momento do outro. Quando estamos bem, conseguimos ajudar melhor o nosso próximo, estamos mais presentes com a nossa família e também proporcionamos entregas de excelência para os clientes da cooperativa. Todos ganham”, avaliou.