Carta aos Colegas

Queridos colegas!

Gostaria de compartilhar com vocês algumas medidas que a Uniprime Pioneira adotou pensando no bem comum dos colaboradores.

Para alguns pode parecer que a sede administrativa está distante, por estarmos em cidades diferentes, quando na verdade as ações e medidas tomadas pela cooperativa são baseadas nas situações encontradas em cada agência.

Entendemos que nem tudo que é feito agrada a todos, mas isso acontece em todos os lugares, até nas nossas casas, não é mesmo!? Mas até as decisões que temos que cumprir, certamente são pensadas para um bem maior.

Principalmente neste momento delicado de pandemia que o “mundo” se encontra, onde temos que nos afastar de nossos familiares, de nossos amigos, do nosso laser, nosso esporte preferido e muitos até do trabalho que é de onde provém o sustento!

Temos medo, inseguranças quanto a nossa saúde, dos nossos filhos e familiares, insegurança profissional e tudo isso junto desperta em nós sentimentos que jamais pensamos em sentir, nos levando até ter algumas atitudes que não condizem com a nossa personalidade, mas que fomos levados a ter por conta de tantas mudanças.

O que quero reforçar é que assim que foram anunciadas as primeiras informações sobre a covid19, sobre a prevenção e os cuidados a Uniprime imediatamente deu largada nas ações pertinentes, como a compra de máscaras para todos os colaboradores e para cooperados que vinham à nossas agências e não utilizavam máscara, compra do álcool em gel para todas as agências, a busca por informações sobre algo tão novo para todos, para saber de que forma “atacar o inimigo invisível”, a elaboração de um plano de contingência e conforme o tempo ia passando, desde 18/03/2020, todos os dias são acompanhadas as informações, o crescimento da contaminação, os decretos municipais onde temos nossas agências para estarmos perfeitamente adequados a tudo que era determinado.

Com a ascensão do vírus, a Uniprime liberou vários colaboradores para trabalhar home office, principalmente aqueles que não tinham onde deixar os filhos, visto que as aulas foram interrompidas, antecipou férias, mesmo para aqueles que não tinham o período aquisitivo (que foi autorizado por lei), dispensou colaboradores do grupo de risco, flexibilizou a carga horária dos trabalhadores, tanto das agências quanto da sede administrativa, depois diminuiu o horário de atendimento aos cooperados, tudo isso para mantermos menos contato e diminuir as possibilidades de contágio para os colaboradores.

Num segundo momento, pela metade do mês de junho/2020, quando os órgãos de saúde diziam que estávamos próximo ao pico de contaminação do corona vírus, com o aumento significativo de contaminados, de óbitos e de hospitais lotados a Uniprime entendeu que naquele momento além de diminuir a carga horária em 2 horas por dia, também seria importante fazer o rodízio de colaboradores, na sede e nas agências, para que caso algum colaborador fosse contaminado,  precisando ficar em quarentena e precisando fazer a desinfecção da agência, os colaboradores que estavam em casa, por conta do rodízio, poderiam assumir as rotinas da agência suprindo a ausência dos demais.

Ressalto que esta situação de rodízio não é para beneficiar uns em detrimento de outros, haja vista que algumas agências não tem pessoas suficientes para fazer um rodízio completo de colaboradores, é apenas uma medida preventiva, para que a agência não precise fechar as portas por muitos dias, para que os prejuízos sejam minimizados e possamos fazer a manutenção do emprego de todos. Afinal, também precisamos fazer jus ao salário que recebemos.

Enfatizo que mesmo aqueles que precisaram ficar em casa por alguns dias, não estão de férias e se puderem ajudar de alguma forma os demais colegas, tenho certeza que farão.

Apesar disso tudo exposto, a Uniprime em momento algum pensou em aderir as várias possibilidades de redução de salário que foram autorizadas pelo governo federal, através da Medida Provisória 936/2020 de 1º de abril de 2020 e posteriormente regulamentada pela Lei 14.020/20, onde resumidamente exemplifico: possibilidade de redução da jornada de trabalho com a consequente redução de salário, suspensão do contrato de trabalho, banco de horas negativo (apesar de não termos banco de horas, poderia ter sido feito, baseado em decretos federais), pois o pensamento é no bem estar dos colaboradores, saúde física e financeira, sempre acreditando que juntos somos cada vez mais forte.

Pessoalmente tenho amigos e conhecidos que foram afetados desta forma e percebo o quanto é difícil isso tudo, o que me faz refletir no quanto tenho que valorizar meu trabalho, por pertencer à uma empresa sólida, com valores essenciais, vemos os comércios das nossas cidades serem atingidos de forma negativa pela pandemia, alguns demitindo e até fechando suas portas e imaginar que poderia ser um de nós colaboradores nesta situação, é triste.

Acredito que o pós pandemia também trará mudanças significativas e temos que estar preparados e aptos as mudanças, como tudo em nossas vidas, pois nada é estático...vamos precisar nos adaptar aos novos tempos que ainda não sabemos exatamente como será, mas que com certeza a Uniprime vai buscar a melhor forma para todos passarem esse momento e sair ainda mais fortalecidos.

Gostaria de mencionar que o departamento de gestão de pessoas está disponível para auxiliá-los no que for possível, criando assim um canal facilitador entre todos.