9 em cada 10 golpes na internet têm motivação financeira, aponta estudo

Com home office na pandemia, cresce o temor de vazamentos ou invasões devido a falhas por parte dos agentes internos das empresas

Foto: Getty Images

 

Motivações financeiras têm predomínio absoluto entre os ataques na internet e representam 86% das tentativas de golpe, segundo dados do Relatório de Investigações de Vazamentos de Dados 2020 (DBIR 2020, na sigla em inglês), da Verizon, empresa americana de telecomunicações.


O levantamento aponta a ocorrência de 32 mil tentativas de golpes virtuais e cerca de 4 mil invasões em 81 países no ano passado. Na América Latina, incluindo o Brasil, a proporção de ataques por motivações financeiras ficou próxima à média mundial, de 87%.

O dinheiro está por trás de 91% das tentativas de golpes cibernéticos na América do Norte e de 70% na Europa. Esse índice cai para 63% na África e no Oriente Médio.
 

Os setores mais atingidos foram, nesta ordem, indústria, varejo, serviços financeiros, seguros, educação, saúde e organizações públicas.
 
Entre os golpes, 67% ocorreram com o roubo de credenciais, como senhas, ataques via fraude e comprometimento de e-mails comerciais.

A maior parte dos ataques identificados em organizações da América Latina (93%) foi realizada por atores externos às organizações que foram vítimas.

Com a crise socioeconômica decorrente da pandemia do novo coronavírus, há tendência de que a situação se intensifique neste ano. Na avaliação da Apura Cybersecurity Intelligence, especializada em segurança cibernética e que participou do levantamentos da Verizon, é razoável acreditar que a maioria dos ataques continue sendo executada por atores externos às organizações vítimas dos ataques.

“Porém, devido à prevalência de home office no período de pandemia, é possível que haja um aumento na ocorrência de vazamentos ou invasões devido a falhas por parte dos agentes internos das empresas, seja no manuseio e controle das senhas, seja na baixa segurança dos equipamentos pessoais ou ainda por vulnerabilidades em aplicativos utilizados na comunicação entre empresa e funcionários”, afirma o fundador e presidente da Apura, Sandro Süffert.

Fonte: Valor Investe

https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2020/06/12/9-em-cada-10-golpes-na-internet-tem-motivacao-financeira-aponta-estudo.ghtml

 

 

Outros artigos