Convenção anual de colaboradores da Uniprime Pioneira reforça posicionamento e apresenta novidades
Retrospectiva, posicionamento e novidades
7 ideias finalistas que tem como objetivo trazer inovação para gerar mais resultados para a cooperativa
Defender em 5 minutos uma ideia que tem como objetivo trazer inovação para gerar mais resultados para a cooperativa. Essa foi a terceira e última fase que os sete finalistas do Desafio Inovaprime, da Uniprime Pioneira, participaram. O Pitch Day foi realizado no dia 17 de agosto, na superintendência administrativa. Após a apresentação, eles foram submetidos às perguntas da banca que, em análise das propostas e votação, elegeu o 1º e 2º colocados da edição 2024.
Leandro da Silva Goulart, gerente da agência de Porto Alegre, foi o vencedor. Bianca Jakovacz, da superintendência administrativa, conquistou o segundo lugar. Participaram da fase final, também, os colaboradores Luana Ritzel Pandolfo (agência Toledo), Daniel Vargas de Lima (agência Toledo Villa Nattu), Rubiany Aparecida Altmeyer, Bárbara Nascimento Pereira Selzler e Angélica Lizzi (todas da agência de Santa Helena).
O diretor-presidente da Uniprime Pioneira, Dr. Orley Campagnolo, destacou o programa como um importante instrumento de incentivo e fortalecimento da cultura de inovação dentro da cooperativa. “Precisamos acrescentar às nossas ferramentas o que há de mais inovador e as novidades do mercado. Mas também, reforçar o sentimento de pertencimento e de engajamento dos nossos colaboradores. Defender uma ideia é uma grande vitória”, definiu.
Para o secretário executivo da cooperativa e membro do Comitê de Inovação Maycon Douglas da Luz, o 3º Desafio Inovaprime foi um marco para a cooperativa. Segundo ele, as propostas recebidas têm grande potencial de gerar impactos significativos, alinhando-se com o propósito de buscar inovações que contribuam para resultados concretos e sustentáveis. “O Pitch Day não apenas marcou um fechamento bem-sucedido de um projeto importante, mas também lançou novas perspectivas para o Comitê de Inovação que continua o trabalho de acompanhamento de implantações das ideias”, assegurou.
O vencedor do Desafio, o gerente da agência de Porto Alegre Leandro da Silva Goulart disse que foi um privilégio estar entre os sete finalistas. “Indiferentemente de ser agraciado ou não como vencedor do desafio, sinto-me feliz por poder compartilhar minhas ideias e com minha experiência adquirida ao longo de 24 anos no mercado financeiro, poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa cooperativa”, sinalizou.
A segunda colocada foi a auxiliar de Compliance Bianca Jakovacz. Para ela, que iniciou sua trajetória na cooperativa na recepção, ver seu projeto dentre outras grandes ideias foi o melhor reconhecimento. “Eu estava atenta em todas as áreas da Uniprime, analisando o que poderia ser melhorado, mas encontrei na minha temática logo em minha frente: uma quantidade enorme de papel indo e vindo que não precisava ser assim. Confesso que a ideia surgiu de uma conversa de elevador e a ‘lâmpada’ da ideia acendeu na hora”, relembra feliz em estar entre os finalistas e ter conquistado o 2º lugar. “Podem ter certeza que ano que vem estarei participando novamente do 4° Desafio Inovaprime”, adiantou.
O planejamento para o 3º Desafio Inovaprime começou no ano passado, com foco intenso em benchmarking no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), análise das melhores práticas de organizações renomadas no setor de inovação e busca de ferramentas para integrar, auxiliar e dar transparência ao processo. “Esse ciclo que finalizamos no Pitch Day não surgiu como uma mágica. Começou quando a Ocepar implantou o Programa de Inovação.
Foi um trabalho extenso, que incluiu intercâmbio na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, principal referência em estratégias e, onde, junto com outros presidentes de cooperativas, discutimos a implantação de Comitês de Inovação”, resgatou Dr. Orley, sponsor do Comitê de Inovação da Uniprime Pioneira. “Chegar a esse dia e ver o nível que chegamos hoje, numa plataforma que favorece que a ideia chegue mais pronta e organizada”, complementou.
Além disso, foram realizados treinamentos especializados para os facilitadores, garantindo que estivessem bem preparados para conduzir e apoiar o programa nas agências, dado que o Comitê de Inovação não pode estar presente em todos os locais. “Somos gratos à essa equipe de colaboradores que também incentivaram a inserção de ideias na nossa plataforma”, agradeceu Maycon que afirmou: “o trabalho para instigar a cultura da inovação vai continuar”.
Retrospectiva, posicionamento e novidades
Conheça a ação realizada em cada entidade apoiada